sexta-feira, 25 de março de 2011

Memórias do Subsolo de Fiódor Dostoiévski

Título: Memórias do Subsolo
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: Editora 34


Escrito na cabeceira de morte de sua primeira mulher, numa situação de aguda necessidade financeira, Memórias do Subsolo condensa um dos momentos mais importantes da literatura ocidental, reunindo vários temas que reaparecerão mais tarde nos últimos grandes romances do escritor russo.
     Aqui ressoa a voz do "homem do subsolo", o personagem-narrador que, à força de paradoxos, investe ferozmente contra tudo e contra todos — contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a desrazão —; mas investe, acima de tudo, contra o solo da própria consciência, criando uma narrativa ímpar, de altíssima voltagem poética, que se afirma e se nega a si mesma sucessivamente.
     Não é por acaso que muitos acabaram vendo neste livro uma prefiguração das ideias de Freud acerca do inconsciente. O próprio Nietzsche, ao lê-lo pela primeira vez, escreveu a um amigo: "A voz do sangue (como denominá-lo de outro modo?) fez-se ouvir de imediato e minha alegria não teve limites".

Nenhum comentário: