sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Psiquê de Angela Lago

Título: Psiquê
Autor: Angela Lago
Ilustrações: Angela Lago



A mineira Angela-Lago coloca-se ao lado do célebre fabulista francês La Fontaine ao recuperar, com seu olhar singelo e traço luminoso, o lendário mito grego de Eros e Psiquê, cujo primeiro registro data do século II d.C. A porta de entrada para esta atmosfera de sonho e encantamento é um céu cheio de estrelas: a capa preta traz pequenos furinhos que revelam o papel prateado da guarda, formando uma constelação.



A poeta Adélia Prado se rende aos encantos de Angela e, honrada, assina o texto de quarta capa: “Não quero ferir a delicadíssima força deste livro feito de pura beleza. Rendo-me ao seu clima de sonho”. No livro, imagens deslumbrantes contrastam luz e sombra. A princesa “impossível de pintar ou descrever” e o monstro “mais terrível dos seres” surgem como silhuetas em meio a folhagens, grossos troncos ou um castelo iluminado em tons dourados.



Uma das mais importantes autoras da literatura infantil contemporânea, Angela-Lago já publicou cerca de trinta livros no Brasil e no exterior. Recebeu diversos Prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais, na França, na Espanha e na Bienal de Bratislava. Por três vezes, foi a candidata brasileira ao Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração do International Board on Books for Young People (IBBY).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi pessoal!
Acredito que todos os alunos apreciaram, e muito, o leitura do livro "Psiquê" de Angela Lago. É mais que uma leitura, é uma viagem encantadora pela mitologia. Espero que aqueles que não acompanharam a leitura da obra, tenham o interesse de conhecê-la pois, com certeza, não irá se arrepender!
POSL Celina