terça-feira, 29 de junho de 2010

IMPRESSÕES E INDICAÇÕES DE LEITURAS

A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades. Envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que se lê no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar então que uma criança lê, quando esta entende o que o texto retrata.

Um comentário:

Celia Cris Silva disse...

Olá, pessoal. Vocês estão cobertos de razão. Ler é dar sentido ao que se vê, e quando a gente se reconhece no que lê, há uma aproximação. Por isso é bom ter opções de escolha de livros, de gêneros, de autores. Dessa forma é mais fácil criar uma relação prazerosa com a leitura. Ao longo da minha vida (não tão longa assim!), tive contato com muitos escritores e livros. De alguns eu gostei, de outros nem tanto. Gosto de descobrir novos autores e livros, ampliar meus horizontes. Aprendi com o escritor Daniel Pennac que o leitor tem seus direitos. Um deles é ler qualquer coisa! Outro é não terminar um livro!
Gostaria de deixar para vocês algumas sugestões de livros e escritores que li e que considero altamente recomendáveis. Mas vocês têm o direito de não gostar viu?

Para os menores:
"FLICTS" e "O menino Maluquinho", de Ziraldo.
"Dois idiotas sentados cada qual no seu barril", "Marcelo, Marmelo, Martelo", "O reizinho mandão", e muitos outros de Ruth Rocha
"Pé de pilão" (poesia)- Mario Quintana

Para os maiorzinhos:

Bartolomeu Campos de Queirós (gosto de tudo o que ele escreve. Mas o texto do Bartô demanda reflexão, viu?)
Lygia Bojunga - "A casa da madrinha", "Na corda bamba"...
Angela Lago (também é excelente - seu texto faz pensar)

Para quem está maduro para leituras adultas:
Marina Colasanti (simplesmente amo essa mulher de paixão) - "Contos de amor rasgados", "Eu sei, mas não devia", "Ana Z, onde está você?" e muitos outros...
Eduardo Galeano - "O livro dos abraços" (contos)
Daniel Pennac - "O paraíso dos ogros", "A pequena vendedora de prosa", "A fada carabina", "O senhor Malaussene".
Carlos Drummond de Andrade (poesia e prosa) - tudo dele é maravilhooooooooooso.
Pablo Neruda (poesia) - Um gênio! Mas é preciso selecionar, pois há elementos que nem os adultos entendem!!!
Jorge Amado - "Capitães da areia"
Ufa! pra começar tá bom, não? Boas leituras!