sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um Dia De Chuva de Eça de Queiroz


Título: Um Dia De Chuva
Autor: Eça de Queiroz
Ilustrador: Eloar Guazzelli
Editora: Cosacnaify

Conto primoroso (e pouco conhecido) do escritor português Eça de Queiroz, pela primeira vez publicado em livro, em edição independente. Um dia de chuva é uma pequena obra-prima na opinião do crítico Antonio Candido. Escrito perto de sua morte, o autor deixou o texto por terminar, e este aspecto de inacabado é um traço de modernidade que só faz enriquecer a leitura. Na história, José Ernesto, um solteirão que mora em Lisboa, vai até uma cidade do Norte de Portugal com o intuito de comprar uma quinta, para fugir da cidade grande. Ao chegar, sucedem-se vários dias de chuva incessante, em que o protagonista conversa com o padre e com o caseiro. A chuva permeia o conto e define seus limites, criando uma espécie de cortina através da qual enxergamos, junto com José Ernesto, a casa com seus cômodos, corredores e memórias da família que ali habitava.


As ilustrações de Guazzelli, nas cores azul e marrom, fazem uma referência à azulejaria portuguesa e acentuam a chuva, criando a atmosfera romântica que se forma, gradativamente, entre José Ernesto e a filha do proprietário. Um dia de chuva se junta a outras obras de escritores clássicos que a Cosac Naify publica em edições ilustradas: A Árvore dos Desejos, de William Faulkner, Pawana de J. M. G. Le Clézio (ambos também ilustrados por Guazzelli) e A janela de esquina do meu primo, de E. T. A. Hoffmann, com ilustrações de Daniel Bueno.

" (...) como observou o crítico Antonio Candido, uma espécie de reconciliação do escritor com o velho Portugal e as tradições que ele antes rejeitava." - O Estado de S. Paulo

"A última fase de sua obra é marcada por um olhar carinhoso que o autor lança às tradições lusitanas, cujo convencionalismo ele sempre criticou." - revista Época

Marginal à esquerda de Angela Lago

Título: Marginal à esquerda
Autor: Angela Lago
Ilustrações: Angela Lago
Editora: RHJ

Angela-Lago conta a história de Miúdo, um garoto que encontra, na música, sua verdadeira vocação. Mas a trajetória desse garoto não é fácil; morador da periferia, vive o contexto de uma dura realidade.

O arrojado projeto gráfico do livro une-se à fugacidade das ilustrações, fazendo-nos mergulhar numa atmosfera envolvente e onírica

Psiquê de Angela Lago

Título: Psiquê
Autor: Angela Lago
Ilustrações: Angela Lago



A mineira Angela-Lago coloca-se ao lado do célebre fabulista francês La Fontaine ao recuperar, com seu olhar singelo e traço luminoso, o lendário mito grego de Eros e Psiquê, cujo primeiro registro data do século II d.C. A porta de entrada para esta atmosfera de sonho e encantamento é um céu cheio de estrelas: a capa preta traz pequenos furinhos que revelam o papel prateado da guarda, formando uma constelação.



A poeta Adélia Prado se rende aos encantos de Angela e, honrada, assina o texto de quarta capa: “Não quero ferir a delicadíssima força deste livro feito de pura beleza. Rendo-me ao seu clima de sonho”. No livro, imagens deslumbrantes contrastam luz e sombra. A princesa “impossível de pintar ou descrever” e o monstro “mais terrível dos seres” surgem como silhuetas em meio a folhagens, grossos troncos ou um castelo iluminado em tons dourados.



Uma das mais importantes autoras da literatura infantil contemporânea, Angela-Lago já publicou cerca de trinta livros no Brasil e no exterior. Recebeu diversos Prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais, na França, na Espanha e na Bienal de Bratislava. Por três vezes, foi a candidata brasileira ao Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração do International Board on Books for Young People (IBBY).

Carnaval

"O carnaval é uma festa muito esperada e será comemorado de 04 a 09 de março de 2011, por isso, fique atento aos cuidados!"

QUER SABER MAIS?
ACESSE: http://www.ensinomonteiro3.blogspot.com/
Lá você encontra ótimas dicas de como passar o CARNAVAL e o VERÃO  feliz e com saúde!

CLubE dE LEitURa

Marco, o barco de Jim Downer e Ted Hughes

Título: Marco, o barco.
Autor:Jim Downer e Ted Hughes
Tradutor: Alípio Correia de Franca Neto
Editora: Cosacnaify
Idioma: Bilingue (português/inglês)

Livro inédito do poeta Ted Hughes que ficou cinquenta anos perdido nos arquivos pessoais do autor. Concebido pelo designer Jim Downer – que daria o livro de presente para sua namorada –, Hughes logo se pôs a reescrever os versos “precários” do amigo. O resultado é um divertido e emocionante poema sobre o bravo Marco, um pequeno barco rebocador, que ganha o oceano para viver perigosamente. Publicado em fac-símile, a edição brasileira é bilíngue e contém um posfácio de Jim Downer contando a história do livro e de sua amizade com Ted.

APRENDO COM MEUS AMIGOS de TARO GOMI

Título: APRENDO COM MEUS AMIGOS
Autor e Ilustrador: TARO GOMI
Editora: Cosacnaify

SINOPSE:Combinação perfeita entre arte e literatura, Aprendo com meus amigos é a primeira obra de Taro Gomi publicada no Brasil, um dos autores mais inventivos do cenário internacional contemporâneo. Trata-se de um livro de celebração, com história bem simples: uma garotinha conta ao leitor tudo o que aprendeu com seus amigos. O cachorro, por exemplo, ensinou a pular; o macaco ensinou a se pendurar nos galhos; o cavalo ensinou a correr; a coruja ensinou a admirar a noite. E, assim, Taro Gomi nos mostra quantas experiências podemos vivenciar com o outro. O texto - em letra bastão para facilitar a leitura dos pequenos -, acompanha ilustrações fortes e coloridas, proporcionando uma sensação de contentamento e prazer deste gesto que é aprender com os amigos. Para leitores em fase de alfabetização


APRESENTAÇÃO
Foi muito agradável ler APRENDO COM MEUS AMIGOS. Algumas situações que os personagens ensinam, eu nunca tinha prestado atenção.
É um livro terno e doce, com um lindo uso de cores. Lê-se amigavelmente.
Aprendi de modo prazeroso coisas inesperadas e prefundas... È um livro completo!

TOMIE OHTAKE


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Almanaque Crepúsculo" de Nicola Bardola

Título: Almanaque Crepúsculo
Autor: Nicola Bardola
Editora: Lua de Papel

Em 2 de Junho de 2003, uma jovem dona de casa acorda com um sonho que não consegue tirar da cabeça: um vampiro incrivelmente belo e uma garota, que se apaixona por ele. Este sonho originou um dos casais mais adorados em todo o mundo: a inocente Bella e o enigmático Edward.


Muitas são as histórias que rodam a série Crepúsculo, e, neste almanaque ricamente ilustrado, o leitor será convidado a entrar no mundo de Stephenie Meyer e seus incríveis personagens: como tudo começou? Quais são os segredos da série? Quem é o enigmático Edward Cullen? O amor de Bella e Edward é imortal?

E mais: um dicionário de palavras-chave da saga, um panorama dos vampiros Cullen e entrevistas com vários fãs do mundo inteiro. O almanaque traz ainda o guia al dente da série:tudo que você precisa saber sobre os filmes, os livros, cenários, carros e músicas que estão presentes no universo da autora e de sua escritor. Um livro indispensável para os fãs dessa fantástica história de amor.

"Minhas Contas" de Luiz Antonio.

Título: Minhas Contas
Autor: Luiz Antonio
Ilustrações: Daniel Kondo
Editora: Cosac Naify

Minhas contas tematiza a tolerância religiosa ao contar a história de uma amizade abalada pelo preconceito. O livro revela-se ainda uma bonita celebração da cultura africana, tão importante para a formação da identidade brasileira. Pedro e Nei são "dois furacõezinhos" inseparáveis.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reinauguração da Sala de Leitura 2011

Olá Srs. Leitores, na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro de 2011, acontecerá a reinauguração da nossa SALA DE LEITURA, que foi reformada no fim do ano passado. E para a felicidade de todos, a nossa Sala está muito maior, recebeu novos livros, está mais arejada, o Sr. Prof. Onézio, Assistente de Direção,  fez uma pintura especial nas paredes da sala, e há cadeiras novas super confortáveis, está show!
Não percam, hein!
Neste dia serão entregues os livros do PROGRAMA MINHA BIBLIOTECA.
Em breve, postaremos fotos da nossa nova SALA DE LEITURA, até lá!

CLubE dE LEitURa

Professor

]

AULA DE LEITURA

A leitura é muito mais
do que decifrar palavras
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender

vai ler nas folhas do chão
se é outono ou verão;
nas ondas soltas do mar
se é hora de navegar;

e no jeito da pessoa
se trabalha ou se é à-toa
na cara do lutador,
quando está sentindo dor;

vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;

e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou se vai lento;

e também no calor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,

e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens no céu,
vai ler na palma da mão,

vai ler até nas estrelas,
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos tem segredos
difíceis de decifrar

 Ricardo Azevedo