segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BETINA de GOMES, LINO NILMA

Título: BETINA
Autor: GOMES, LINO NILMA
Editora: MAZZA EDIÇÕES
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
Sobre a cabeça que pensa e recorda nada melhor que colocar tranças. O penteado requer mãos habilidosas e uma grande alegria de reafirmar valores ancestrais. Com esses elementos, é possível entrelaçar cabelos e aproximar cabeças que pensando juntas pensam muito melhor. A lição do penteado, Betina aprendeu da amorosa avó e a avó aprendeu com a mãe dela que aprendeu com outra mãe que tinha aprendido com uma tia. Só que Betina foi além e espalhou a lição para filhas e filhos, mães e avós que não eram os dela. Ela abriu um salão de beleza diferente e ficou conhecida em vários lugares do país. Mas Nilma Lino Gomes tem muito mais detalhes deliciosos dessa linda história

A Semente que Veio da África de Heloísa Pires Lima,George Geneka e Mário Lemos

Título: A Semente que Veio da África

Autores (as):Heloísa Pires Lima,George Geneka e Mário Lemos
Editora: Salamandra
56 págs.

Três histórias sobre uma árvore que se caracteriza pela generosidade.


O livro de literatura infantil "A Semente que Veio da África" parte de uma idéia muito original. Ele reúne três lendas sobre o baobá, advindas da Costa do Marfim, de Moçambique e da França.
O baobá é uma árvore que pode viver até seis mil anos. Além da longa vida, esta árvore se caracteriza pela abundância e pela generosidade. Suas sementes são castanhas comestíveis, que também são usadas para se fazer um tipo de bebida semelhante ao café. Com o óleo da castanha se faz sabão. A polpa de suas frutas tem vitamina C.
Ela também dá flores e uma sombra deliciosa. E quando morre, o baobá desaba sobre si mesmo, deixando uma montanha de fibras das quais se fazem cordas, tecidos, fios de instrumentos musicais e cestos.
A obra foi escrita a várias mãos e reúne um mito de origem, uma lenda e uma narrativa de Heloisa Pires Lima. Estas três abordagens poéticas dão uma dimensão da importância dessa árvore, não apenas na paisagem africana, mas também no imaginário de seu povo. Os textos vêm acompanhados de depoimentos pessoais dos autores, rememorando aspectos da infância e do convívio com o baobá.
Além disso, o leitor encontra uma série de fotografias desta árvore enorme e tão significativa para os africanos.
"A Semente que veio da África" é um livro que exala a força da natureza com muita beleza poética. É uma ótima opção para ser trabalhada em sala de aula, tanto na área de ciências como por professores de português e de história

domingo, 14 de novembro de 2010

Andréa Pelegrinelli no E.M.E.F ELIAS SHAMMASS

E.M.E.F ELIAS SHAMMASS, mais uma vez recebe a visita de uma escritora, mas agora quem nos deu a honra de conhecê-la foi a poetisa Andréa Pelegrinelli.

Ela nos contou um pouco de sua vida como poetisa e escritora de livros infantis, como tudo surgiu como escreveu cada livro e muitas outras coisas.

Espero que tenham gostado!

Abraço Clube de Leitura!